sábado, 23 de dezembro de 2017

MAIS QUE UM CLÁSSICO: REAL 92 X BARÇA 82

      Em 1920, o time até então conhecido por Madrid FC recebeu o selo de honra da coroa espanhola e passou a ser chamado de Real Madrid. Sua clara identificação com o governo espanhol chegou ao ápice com a subida de Franco ao poder. O clube da capital passou então a ser um estandarte da ditadura franquista, representando nos gramados os valores de uma Espanha centralista e antidemocrática. 

    Entre os clubes que se opuseram radicalmente ao centralismo espanhol, nenhum deles alcançou a projeção que teria o FC Barcelona. Muito mais do que um clube de futebol, a equipe blaugrana representou como ninguém os anseios e a projeção política de uma coletividade. O Barça desde o começo esteve fortemente ligado à identidade catalã, levando o sonho de uma Catalunha independente para os gramados.

       Um jogo que transcende as linhas do gramado, um confronto que coloca em disputa duas visões políticas divergentes, duas percepções de sociedade conflitantes, que traz em sua história lembranças nunca esquecidas da Guerra Civil Espanhola. Real Madrid x Barcelona é muito mais que um clássico, é um encontro de dois ideais!




     

Nenhum comentário:

Postar um comentário