sexta-feira, 22 de dezembro de 2017

TIMES AUSTRÍACOS NO 3º REICH ALEMÃO

  A incorporação de times austríacos ao campeonato alemão foi uma das conseqüências do Anschluss, projeto expansionista idealizado por Hitler que previa a anexação da Áustria pelo 3º Reich germânico. Em 13 de março de 1938, com a concretização do projeto, três equipes austríacas foram prontamente incorporadas às competições alemãs: o Rapid Viena, o Admira Wie (transformado em Admira-Wacker) e o First Viena.

  Na década de 1930, a Áustria era uma força do futebol europeu graças ao Wunderteam (Time Maravilhoso) idealizado pelo técnico Hugo Meisl, ex-jogador austríaco, e liderado em campo pelos craques Matias Sindelar e Hans Gschweidl. Uma perda irreparável para o futebol austríaco foi a misteriosa morte de Matias Sindelar, maior jogador da história da Áustria, chamado de “Homem de Papel” pela sua leveza em campo, encontrado morto juntamente com sua esposa, que era judia, após ter se negado a jogar pela “Grande Alemanha” na copa de 1938. 
   
  Honrando a força, a habilidade e a inovação tática de sua incrível seleção, as equipes austríacas mostraram seu talento e toda sua bravura nos gramados alemães. O Rapid Viena sagrou-se campeão da Tschammer-Pokal, precursora da copa da Alemanha, em 1938. Cinco anos mais tarde, em 1943, o First Viena também entraria para a história como campeão do torneio. Entretanto, foi no ano de 1941 que o Rapid Viena alcançou aquele que seria o maior triunfo da história do futebol austríaco. Batendo o Schalke 04 por 4x3, na final do campeonato alemão, depois de estar perdendo por 3x0, a equipe austríaca conquistou o título do principal torneio de clubes da Alemanha, desferindo um duro golpe na autoestima do regime nazista e deixando atônitos os mais de 100 mil espectadores que lotaram o estádio Olímpico de Berlim. Apesar de não ter conquistado nenhum título, o Admira Wacker também fez bonito nos gramados alemães, chegando à final do Campeonato Alemão de 1939 quando acabou derrotado pelo poderoso Schalke 04, maior vencedor do futebol alemão no período do regime nazista.

  Para relembrar os feitos dessas três equipes históricas que ousaram desafiar nos gramados um dos regimes mais sangrentos já vistos pela humanidade, trago três artes para botão desses heróicos times austríacos: O Rapid Viena de 1983, dos craques Krankl e Panenka, o First Viena de 1983 e o Admira Wacker de 1996.



2 comentários:

  1. estou num orgulho só de ver a maravilhosa evolução deste espaço! Vc é sensacional e talentoso , Davizin !!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ôh,Biazin!Um elogio vindo de vc, que é uma das pessoas mais talentosas que eu conheço, é bom demais! Sinto-me motivado para continuar publicando graças ao seu carinho!!

      Excluir